segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Biossegurança e Ética

RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAIS



As condições de segurança da área laboratorial/hospitalar dependem de vários fatores físicos (características do local; características do material utilizado; informação e formação do pessoal).
A Organização Mundial de Saúde, bem como o Ministério da Saúde publicam, periodicamente, manuais sobre normas de segurança. Atualmente, dentro desta área, o assunto mais discutido em função de sua importância é a Biossegurança, ou seja, as normas que envolvem o pessoal da área médico - hospitalar.
Algumas destas normas são de extrema relevância e devem ser plenamente definidas:

- UNIFORMES: obrigatoriamente protegido com avental de mangas longas, fechado na frente e longo (abaixo dos joelhos).

- CABELOS: permanentemente presos na sua totalidade. Em áreas de controle biológico, o uso do gorro é obrigatório (Laboratório de Cultura, Biologia Molecular, Produção de Componentes Lábeis Sanguíneos, Laboratório de Microbiologia, Isolamento Reverso, Centro Cirúrgico, etc.).

- SAPATOS: exclusivamente fechados. Não deve ser permitido o uso de sandálias dentro de áreas hospitalar e laboratorial.

- JÓIAS E BIJUTERIAS: deve-se usar o mínimo possível. Não se deve usar anéis que contenham reentrâncias, tais como incrustações de pequenos brilhantes ou pedras, assim como não se deve usar pulseiras e colares que possam tocar superfícies de trabalho e/ou pacientes, vidrarias, etc.

- MAQUIAGEM E PERFUME: a maquiagem é uma grande fonte de partículas na área laboratorial e hospitalar, partículas estas que significam perigo! As maquiagens liberam milhares destas partículas, na maior parte aderentes, pois contêm glicerina, mica, titânio, entre outras coisas. Entre as maquiagens, o excesso de batom e rímel significam, sem dúvidas, um dos maiores problemas, assim como laquê. Os perfumes devem ser evitados em ambientes técnicos por inúmeros motivos: são poluentes ambientais, muitos pacientes têm intolerância a odores, em função de seu estado de saúde e outros em função dos medicamentos que fazem (quimioterapia e radioterapia), e podem impregnar ambientes fechados que contenham filtros em ar condicionado, agravando o estado de saúde de muitos alérgicos.

- UNHAS: devem ser curtas e bem cuidadas. Não podem ultrapassar a “ponta dos dedos”. Preferencialmente sem conter esmalte, principalmente nas áreas de isolamento reverso e laboratórios de Cultura Celular. O esmalte libera partículas por micro - fraturas.

O acesso ao laboratório é limitado ou restrito ao pessoal técnico. Não permita a circulação de pacientes ou de quadros administrativos, que não advertidos dos riscos biológicos, podem se contaminar.
Os trabalhos da área técnica devem estar corretamente uniformizados sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual - EPIs, no sentido de prevenir a contaminação da pele e da indumentária.


- ROUPAS PROTETORAS: avental exclusivamente de manga longa, permanentemente fechado. Deve ser usado no interior do laboratório, e deve permanecer no vestuário técnico, não devendo ser usado em áreas públicas como: bares, lanchonetes, banco, etc.

- ÓCULOS: devem ser usados para todas as áreas nas atividades de risco, como manipulação de produtos biológicos potencialmente contaminados, produtos químicos, além daquelas que portam risco de radiação e/ ou iluminação (uso de óculos especiais em presença de lâmpada U.V.).

- MÁSCARAS: devem ser usadas sempre que manipuladas substâncias químicas como alto teor de evaporação (além de serem manipuladas em capelas de exaustão), e em áreas de alta contaminação com produtos biológicos. As máscaras podem e devem ser usadas também no sentido de não contaminarmos o ambiente (isolamento reverso, centro cirúrgico, etc.).

- LUVAS: obrigatórias na manipulação de qualquer material biológico, e com determinados produtos químicos.

Recomendações


- Todo material biológico é por princípio contaminado.

- Todo material químico é por princípio prejudicial à saúde.

- As superfícies de trabalho devem ser descontaminadas pelo menos uma vez ao dia, e sempre após o respingo de qualquer material, sobretudo material biológico. O laboratório deve ser mantido limpo e livre de todo e qualquer material não relacionado às atividades nele executadas.

- Proibido manter pertences, bolsas, jornais, flores, casacos, ventilador, rádio, TV, etc., na área técnica.

 - Sempre após a manipulação de material biológico, ou antes, de deixar o laboratório, os técnicos devem lavar as mãos.
  
- Todos os procedimentos devem ser conduzidos com máximo cuidado, visando evitar a formação de aerossóis.

- Todo material biológico, sólido ou líquido, deve ser descontaminado antes da lavagem ou do descarte. O material deve ser descontaminado fora da área de atividades do laboratório. Deverá ser colocado em um recipiente a prova de vazamento e devidamente fechado antes do seu transporte.

- Para fins de pipetagem devem ser utilizados dispositivos auxiliares, mecânicos, elétricos, tais como: peras de borracha, pipetadores automáticos, etc.

- É essencial o uso dos EPIs - roupas protetoras, avental e de luvas, durante a execução de atividades no interior do laboratório, no sentido de prevenir a contaminação da pele e da indumentária do técnico, isto sendo válido para visitantes, representantes de firmas que entrem dentro da área técnica.

- As roupas protetoras somente devem ser usadas no interior do laboratório, e em corredores de áreas técnicas comuns, devendo ser retiradas quando o técnico deixar o ambiente. É proibido o uso de tais roupas e de luvas, nas áreas externas do laboratório, tais como: sala de lanche, área administrativa, toaletes, banco, lanchonete, transporte público, etc.

- Quando necessário, fazer uso de óculos de proteção, ou outro tipo de proteção facial.

- As portas dos laboratórios devem conter sinais e informações indicativas do grau de risco dos agentes manipuladores e do cuidado a ser mantido no momento da entrada no mesmo.

- Quando existirem janelas nas dependências do laboratório, elas devem ser dotadas de proteção contra insetos.

- Deve ser procedido o controle de insetos e roedores nas dependências do laboratório.

- As bancadas do laboratório devem ser impermeáveis e resistentes a ácidos, álcalis, solventes orgânicos e calor moderado. O mobiliário deve ser firme e com espaços para facilitar a limpeza.


É EXPRESSAMENTE PROIBIDO NA ÁREA LABORATORIAL


  - Comer, beber, fumar.

- Fazer aplicações de cosméticos.
  
 - Deve ser proibido o manuseio de maçanetas, telefones, puxadores de armários, ou outros objetivos de uso comum por pessoas usando luvas durante a execução de atividades em que, agentes patogênicos ou material correlato (químico e/ou biológico) esteja sendo manipulado.

 - Não é permitida a presença de animais e plantas que não estejam relacionados com as atividades do laboratório.

- Proíba o uso de ventiladores na área laboratorial.

- Proíba o uso de rádio/TV no laboratório.




RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAIS


 - Cuidado com o uso de Substâncias Químicas

- Leia com atenção os rótulos dos frascos e dos reagentes antes de utilizá-los, isto evitará erros na realização das técnicas.

 -Use sempre as quantidades de reagentes indicadas. Coloque em ordem os materiais e reagentes necessários antes de iniciar a manipulação, para verificar se não está faltando nada.

- Após o uso de produtos químicos, coloque-os no devido lugar.

- Conserve os frascos fechados, não coloque tampas de qualquer maneira sobre a bancada.

- Nunca cheire diretamente e nem prove qualquer substância utilizada ou produzida durante as manipulações.

- Ao derramar qualquer substância, providencie a limpeza imediata.

- Se precisar diluir um ácido, despeje-o lentamente sobre água e agite. Esta técnica é importante sobretudo para o ácido sulfúrico.

- Tome cuidado com reações que desenvolvem grande quantidade de energia.

- Não jogue nenhum material sólido, produto químico e biológico dentro da pia, ou da rede de esgoto comum.

- Não misture as substâncias ao acaso.

- Não trabalhe com substâncias não identificadas (sem rótulos).


CUIDADOS COM O USO DO FOGO


- Mantenha as substâncias inflamáveis longe das chamas.
 - Ao aquecer qualquer substância em um tubo de ensaio, segure-o com pinça voltando à extremidade aberta do tubo para o local em que haja nenhuma pessoa.

- Não aqueça nenhuma substância em recipiente totalmente aberto.

- Ao aquecer líquidos, coloque sempre pedrinhas de ebulição.

- Preste atenção no bico de gás, verificando se não há vazamento e após o uso feche imediatamente o registro. Em caso de dúvidas, consulte seu superior.

- Mantenha seu rosto sempre afastado do recipiente onde esteja ocorrendo uma reação química ou combustão.
  
- Faça periodicamente revisão dos extintores de incêndios, bem como treinamento com o Corpo de Bombeiros.


CUIDADOS COM USO DE VIDRARIAS


- Não empregue vidraria trincada.

- Ao introduzir tubo de vidro ou termômetro em rolhas, umedeça-os convencionalmente e enrole a peça de vidro numa toalha para proteger as mãos.

- Coloque peças quentes de vidro em local apropriado.

- Para sustentar uma peça de vidro por meio de uma garra metálica, envolva com pedaço de borracha ou pano.




Fonte: http://www.hemocentro.fmb.unesp.br/bioetica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário